10/07/2007

Dentes

Sonhamos durante toda a noite. Porém, só lembramos dos nossos sonhos que foram sonhados cerca de meia hora antes de acordarmos. Raramente me lembro de um sonho. E quase nunca tenho pesadelos, exceto, o pesadelo de perder os dentes. Durante anos venho sonhando que perco os dentes. Uma espécie de deja vu que nunca termina. Quase sempre é a mesma coisa. Eu não sei que estou sonhando. Meu sofrimento é tão real ao ver meus dentes frouxos, podres e caindo que o desespero não deixa eu me ligar que é sonho. Geralmente só me ligo que foi sonho quando acordo e passo a língua nos meus 32 dentes intactos, e sinto eu alívio e um desconforto ao pensar que sonhei outra vez com meus malditos dentes. Hoje, acordei as 6h para mijar e voltei a dormir. Lembro bem do meu sonho, ele está ainda fresco em minha memória. Dessa vez foi o pior pesadelo dos dentes que eu já tive, porque além de cair meus dentes, atrás eu tinha outros, que eram grandes e na posição horizontal, que não me deixavam falar direito. Esses dentes eram enormes e alguns eram podres. E dentro desse sonho eu lembrava dos outros sonhos, que eu perdia os dentes aos poucos, mas sabia que dessa vez tinha me fodido de verdade. Eu estava na minha casa antiga, na Rua Silveira Martins, cuspindo pedaços de dente na pia e no carpete. Tentava em vão clamar para minha mãe ligar para o dentista (não vou citar o nome). Mas era horário do meio-dia e não tinha ninguém para me atender. Cogitei ligar para outro dentista (que também não citarei o nome) pois não queria que ninguém me visse daquele jeito, eu precisava que alguém me dissesse que poderia consertar aquilo. Imaginem vocês de uma hora para outra ficarem com meia dúzia de dentes podres, tortos, mas toooooortos e gigantes. Era desesperador. Quando achava que tinha parado, afrouxava mais outros dentes, e não paravam de cair, revelando uns pseudos dentes podres e tortos atrás. Porém, em meu sonho tão real tive uma luz, uma centelha na imensidão escura, e cogitei para mim mesmo que poderia ser um sonho mais uma vez, que como todas as outras vezes, essa vez também não seria real. Passei a língua nos meus dentes em frangalhos e aos poucos eles foram voltando ao normal. Acordei. Ufa!
No café da manhã perguntei, por curiosidade, se meu irmão já havia sonhado algo do tipo. Para minha surpresa ele disse que sonha direto com isso. Entrei então em uma comunidade do orkut sobre significado dos sonhos (que eu não acredito mas tudo bem) e para minha surpresa, muuuita gente sonha com dentes caindo! Mas muita gente mesmo! Numa enquete da comunidade que possui 4884 votos, 302 pessoas disseram que sonham com os dentes caindo.
Um especialista da comunidade disse:
"Dentes - Os dentes representam os parentes, a família, as pessoas íntimas, a interpretação profana... Esotericamente os dentes são armas de defesa e ataque de que está dotado o que sonha e, por extensão, sua capacidade de construir e realizar, vencer, elevar-se social ou profissionalmente. Sonhar que está arrancando dentes significa que lhe estão sendo tiradas as possibilidades de luta, a inibição ou derrota. Dentes cariados sugerem doença; falhas nos dentes, prejuízo; dentes quebrados, acidente. A tradição árabe atribui aos dentes superiores a representação onírica dos homens da relação do que sonha; enquanto as mulheres estão representadas pelos dentes inferiores. Sonha que escova os dentes é sinal de que os sofrimentos e inquietações por que passa serão detidos e a vitória ocorrerá em sua vida. Do ponto de vista da psicanálise os dentes representam as muralhas de defesa contra o mundo exterior."
Que coisa hein! Ainda bem que não acredito. Aff....

Nenhum comentário: