21/05/2007

Discoteca básica do brega (1)

Em meio ao rock n' roll de cada dia, sempre estamos garimpando um brega aqui outro acolá. Só quem foi corno dezenas de vezes e viveu décadas na zona possue know-how e, se é para falar bonito, status quo para descrever o supra-sumo, o Taj Mahal, a picardia, o Chuck Norris, o supimpa do brega. E lá vamos nós....

Joaquim & Manuel: se tem algum corno que nunca sucumbiu ao som de Boate Azul que atire a primeira pedra.
“Sair de que jeito, se nem sei o rumo para onde vou, muito vagamente me lembro que estou em uma boate aqui na zona sul, eu bebi demais e não consigo me lembrar se quer qual é o nome daquela mulher, a flor da noite da boate azul”. Do Chuí ao Oiapoque não há uma roda de buteco que não tenha alguém mijado e ardido em prantos enquanto toca alguma deles.
Em 87, cachorros me lambendo a cara na sarjeta e eu lembrando daquela ingrata (que me traiu com o jardineiro) com aquela música na cabeça “crucifica-me, cuspa no meu rosto se quiser, queime o meu corpo se tiver coragem pra mostrar os meus defeitos e esconder os seus”. Foi duro ver ela com outro e só a garrafa de canha e o Joaquim & Manuel na vitrola que me acalmavam. Casa noturna é um outro clássico do meretrício “casa noturna, onde perdi toda minha vida, perdi meu dinheiro, o amor desse mundo, a mulher querida”. Essa é para todos que como eu gastaram milhares de cruzeiros junto às mariposas, pagando conhaque, fumando charuto dos bons e adormecendo nos braços da (in)felicidade.
Som de cristal é minha preferida: “A minha vida muito mais errante agora continua, transformei esposa em mulher da rua, a mais nova dama do som de cristal”.

Bartô Galeno: O que dizer a favor de um cuera desses? Bartô Galeno é a desgraça do homem. Mais feio que "incoxá" a no tanque, é escutar umas músicas assim... Olha, me arrisco a dizer que não existe no mundo alguém mais corno e desgraçado do que ele, além de feio, é claro.
A fina flor do brega, com suas tradicionais falas no meio das canções. Estava eu esses dias escutando uma coletânea pequena, de 5 cd’s dele. Senti-me no ápice dos anos 80, dirigindo um SP2, ou um Bianco, quem sabe até um Santa Matilde ou um Puma GTB amarelo com rodas de magnésio, suíça emendada na barba, bigode, óculos Ray Ban, correntes de ouro e anéis, camisa de botão aberta, palitinho no canto da boca... Ali vou eu, andando, sem rumo, na cabeça apenas a figura dela e o par de aspas.
Escutando o lirismo desta voz aveludada, em músicas como “Tudo é nada sem você”, “Momentos coloridos”, “Quem ama tem ciúme”, “Ninguém alem de você”, “Só lembranças”, “Esta noite eu preciso te amar”, “Procuro esquecer que te amo”, “Nosso amor já morreu”, eu vou seguindo...
Note que em nenhuma de suas músicas ele tenta se parecer com Roberto Carlos, não, beeem capaaazzz. Bartô.... Aí deeeeeeento! Te amo macho!!
“Deixa eu tocar o seu corpo na cama Pra ver você dizer que me ama Deixa, deixa eu sonhar Deixa eu fazer dos seus braços meu ninho E esquecer que vivo sozinho Esta noite eu preciso te amar”
“Um de nós dois agora tem que ir embora Se os nossos filhos estão sendo maltratados Mas o culpado disso tudo não sou eu Eles não querem me ouvir nem como amigo E sempre acham que o errado aqui sou eu”.


Trio Parada Dura: cada vez que ouço o trio uma flecha venenosa me atinge o peito. Foram indubitavelmente a melhor dupla de três do Brasil. Quando fui corno em 81, fui dirigindo 120 km meu Corcel com um pneu furado, bebendo velho barreiro e com o toca-fitas tocando Luz da minha vida: “Serei seu marido, amante ou escravo tudo o que você quiser O que eu não posso é continuar neste mundo de dor”. Eu ia com certeza matar aquela surucucu, mas me veio a imagem de Barrerito, Creone e Mangabinha cantando com Deus, rasgando a gaita e pontiando a viola: “Deus o senhor poderoso eu lhe faço um pedido Mande um aviso pra esse coração que sofre Se ela um dia regressar eu lhe agradeço Porem padecer como eu padeço Prefiro mil vezes que me mande a morte”. Foi quando eu atirei o Corcel contra um caminhão. Acordei 2 meses depois em uma cama de hospital. Até hoje, minha andorinha não voltou, referência ao clássico As Andorinhas.
Destaque também para Telefone Mudo: “Cansei de ser o seu palhaço, fazer o que sempre quis Cansei de curar sua fossa, quando você não se sentia feliz Por isso é que decidi, o meu telefone cortar Você vai discar varias vezes, telefone mudo não pode chamar”.
Espinhos na cama:“Deito e me levanto, me levanto e deito A noite pra mim é um martírio profundo O cinzeiro cheio de cinza e bituca São as testemunha das noites de angustia Que eu não consigo dormir um segundo”. E Uma vez por mês: “Se eu...Não tivesse a força que tenho no peito Eu seria um boêmio perfeito E dos botequins, um eterno freguês mas eu... Prefiro curtir com dignidade E para afastar a infinita saudade Eu bebo somente uma vez por mês”.
Vai sofrer assim na puta que pariu......


Genival Santos: Pense numa fuleragem..... Pensô? Não chegou nem perto do que Genival Santos é! Música cachorra, daquelas de se escutar em coma alcoólico. Se você é um daqueles que acha que nunca foi corno, escute Genival que lhe garanto que você vai rever seus conceitos e acabará descobrindo o quão lindo e mimoso que é ser um guampudo!!!
Dentre as "marvada" destaco “Eu te peguei no fraga”, “Meu cofrinho de amor”, “Coração em greve”, “Não marco encontro pelo telefone”, “Sendo assim”, “Será que eu mereço esse castigo?”, “Vem morar comigo” e “Se errar outra vez”.
Com esses petardos Genival Santos consegue lhe provar que ser corno dói mais é bom!!! Tente, assuma seu lado aspa... Deixe de ser orgulhoso...
“Eu lhe peguei no fraga E não quero expricação Você beijando um cara Com que cara?Vou lhe dar o meu perdão”
“Se suportar um pouco mais do que eu suportei Tem sangue de barata, tem coração de prástico E o resto eu nem sei”
“Mulher a um homem como eu você não deve enganar Que sou um escravo do trabalho e só vivo para o lar Não é simprismente com palavras que eu posso ser feliz”
“Sendo assim, eu não consigo mais ter nada É difícil a caminhada, Você só pensa em luxar”

Postado por Una e Rafa

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa! Vc consegue ser maravilhoso e cool até em post brega!
Adoro isso aqui!

Anônimo disse...

Una, cool não é meio EMO? Explica aí...
Abraço,
Tio Guile (vai te pagar os 10 real macaco)