09/06/2008

Os esquecidos

Eu ainda tenho meus LP's. Arranhados, velhos, mas historicamente intactos. Eles estão aqui ao meu lado, são a prova cabal da minha raiz musical, minha identidade infantil, meu passado inocente. Se vocês estão pensando em disco da xuxa estão muito enganados.
Vocês podem imaginar um piá de 8-9 anos comprando LP do Black Sabbath?
Esse mesmo piá comprou Ramones, Guns, Trio, Oingo Boingo, Slade, Iron, The Doors, Judas Priest, Pink Floyd e alguns nacionais do tipo RPM, Ultrage a Rigor e Legião Urbana.
Esse mesmo piá, ia com a fitinha "virgem" na Look Som pedir pro tio gravar Cascavelettes, Legião e até Erasure!. Esse mesmo piá foi no show do Cascavelletes na SOVA, quando tinha 10 anos de idade.
-
Sempre gostei de música. Brincava de carrinho com o Rocket to Russia do Ramones na vitrola. Gravava os clipes da MTV com uma filmadora. Sim, eu filmava a TV (ficava meu reflexo na gravação, tosquera)...nessas fitas você encontra até clipe do Lemonheads. Bem mais tarde, gravei pelo processo normal mais umas 30 VHS's só de clipes da MTV - isso foi entre 96 e 98. Clipe era coisa rara, a gente só conseguia algo diferente vendo o Fúria (do Gastão), Lado B (do Fábio Massari) ou quando alguém pedia no Teleguiado do Cazé. Hoje em dia, acho todos eles no youtube - que sem graça essa inclusão digital.
-
Até essa época, eu era um comprador de CD's nacionais. Um dia, me falaram de uma tal internet e outro dia me falaram de um tal mp3. Que maravilha, eu podia comprar cd's pela internet! Dólar a 1,70 por 1,00, era nóis na fita importando CD's de hard rock- na secondspin achava raridades de hard por menos de 3,00 doletas. Que maravilha, eu podia baixar músicas pela internet! Napster, Audio Galaxy, mIRC, Soulseek e hoje, Emule. Foi assim que criei meu acervo, que hoje conta com, mais ou menos, 2000 CD's separados por estilo. Grosseiramente contando, devo ter:
- 600 CD´s de hard rock/AOR/glam/sleaze
- 200 CD'S de heavy metal/death/black/trash
- 300 CD's de emo/punk/post-hc/nu-breed
- 200 CD's de bandas nacionais/bregas
-300 CD's de pop rock
- 100 CD's de rock anos 70/progressivo
- 300 CD's de rock alternativo
*50% original, 50% pirata (desses, 70% tem capinha impressa a laser)*

Tudo teve um início. Minha prateleira de CD's começou em 1991. Lembro perfeitamente dos meus primeiros dez: Metallica, Guns (2), Faith No More, Van Halen, Skid Row, AC/DC, The Cult, Red Hot Chili Peppers e....e...lembro, na verdade, dos meus primeiros nove CD's. ^^
-
No natal de 91, ganhei um som 3 em 1 da philips. Junto com o som, "vieram" os 3 primeiros cd's: Black album do Metallica e o Use your illusion I e II do Guns. CD era coisa de outro mundo naquela época. A pilha foi crescendo, crescendo...hoje, além da classificação por estilos, classifico meus Cd's em 3 grupos:
-Os top: são aqueles CD's que eu ouvia, ouço e ouvirei sempre. Meus preferidos, dificilmente fico 1 anos sem ouví-los. *porcentagem presente no acervo: 20%*
-Os meia-boca: São CD's que considero legais, mas não estou nem aí. Gosto de ouvir de vez em quando, levo pro carro e vou pulando as faixas sem muita paciência para degustação. Não fede nem cheira. *porcentagem presente no acervo: 70%*
-Os esquecidos:Esses 10% restantes são os CD's que fazem no mínimo 10 anos que não escuto ou que eu nunca cheguei a escutar. Não lembro de nem uma música deles. Olhando rápido para a prateleira a minha frente, já avisto alguns:
- StatusQuo - Heavy Traffic: nunca ouvi e é original. Gostaria de lembrar quando que comprei essa bosta que de tão ruim nunca me deu vontade de ouvir.
- Shining Star - Fatal Mistake: acho que ouvi durante uns 5 minutos em algum passado remoto.
- David Bowie - Pinups: adoro Bowie mas não faço a mínima idéia que CD é esse.
- Indian Summer - ???
- Pearl Jam - No Code: hahaha, esse me obriguei e pegar na mão. Veio com umas fotos estilo polaroid no encarte. Comprei ele em 96...ouvi 2 ou 3 vezes....12 anos de ostracismo tadinho...
- Bulletboys: pela posição na prateleira é hard ^^

Os CD's estão com os dias contados. Me lembrarei deles com a mesma nostalgia que lembro hoje dos LP's?
Resumindo, escove os dentes diariamente e visite seu dentista regularmente de meio em meio ano ou de seis em seis meses.

PS: esse post ficou uma bosta.

Um comentário:

Rafael Romero disse...

garanto que do NELSON G. ou do ANÍSIO S. não hay nenhum original!!!!!
Gurizão!!! Largo floxo nos LP cum tú ... Te ganho só nos do ROB CAULOS!!!!!!
Roquista!!!